NEWSLETTER | 04
Junho 2010


www.poph.qren.pt

EDITORIAL

POPH abrange mais de 2 milhões de participantes

/imgs/NewsletterPOPH/04_Junho_2010/Gestor_Rui_Fiolhais.jpgA poucos meses de completar 3 anos ao serviço da qualificação dos portugueses o Programa Operacional Potencial Humano (POPH) apresenta níveis de execução que nos permitem fazer um balanço muito positivo dos impactos produzidos. Com 17.525 candidaturas aprovadas nas áreas da qualificação, emprego e desenvolvimento social, o Programa aprovou projectos que abrangem mais de 2 milhões de destinatários.

Para que estes resultados tenham sido atingidos, o investimento realizado alcançou uma taxa de execução de 23,6%, correspondente a 2,1 mil milhões de euros de despesa já executada e a uma taxa de compromisso de 64%, o equivalente a 5,8 mil milhões de euros já comprometidos. Em termos comparativos estes indicadores posicionam Portugal no pelotão da frente dos países com melhor desempenho no âmbito do Fundo Social Europeu.

Trabalhamos com a missão de qualificar os portugueses e qualificar Portugal. É com este espírito que estamos a estimular o potencial de crescimento da nossa economia, contribuindo para superar o défice estrutural de qualificações da população portuguesa e reforçar a coesão social do país.

Rui Fiolhais

INFO

POPH atinge uma taxa de compromisso de 64%

/imgs/NewsletterPOPH/04_Junho_2010/QREN.jpgA 31 de Maio de 2010 64% das dotações atribuídas ao POPH estavam já comprometidas, tendo sido aprovadas 17.525 candidaturas que envolveram um investimento total 5,8 mil milhões de euros, a que corresponde uma despesa pública de 5,6 mil milhões de euros.

Do total de candidaturas submetidas regista-se um nível de aprovação bruta de 49,1%, nível que revela um elevado grau de selectividade, de assertividade e de rigor na avaliação dos projectos em linha com os objectivos do Programa. Assim, dos cerca de 8.745 projectos indeferidos, 53% devem-se à aplicação dos critérios de selecção e à sua inadequada qualidade técnica.

Ler mais

POPH apresenta Resultados

/imgs/NewsletterPOPH/04_Junho_2010/CA_SA_POPH.jpgNo passado dia 24 de Junho reuniu, em Lisboa, no Pavilhão de Portugal, a Comissão de Acompanhamento do POPH que debateu e aprovou o Relatório de Execução 2009 do Programa.

Nesse mesmo dia realizou-se a 1ª Sessão Anual de Apresentação de Resultados, que serviu de palco ao balanço da execução do Programa, que teve assinalável reflexo mediático.

A sessão contou com a presença da Ministra do Trabalho e da Solidariedade Social, Helena André, do Chefe de Unidade da DG – Emprego, Slizárd Tamás, do Presidente da Comissão Técnica de Coordenação do QREN, Paulo Areosa Feio, do Professor Doutor Roberto Carneiro e do Gestor do Programa.

Assista aqui à apresentação do Gestor.

Consulte aqui a brochura de Apresentação de Resultados.

POPH apoia a formação de Empresários

O POPH apoia a Iniciativa Formação para Empresários através de um investimento de 20 milhões de euros que assegura a formação de cerca de 4.000 empresários.

 A Iniciativa tem como objectivo reforçar as competências dos empresários de micro, pequenas e médias empresas, através da realização de acções de formação e de aconselhamento que respondam às suas necessidades, visando a melhoria da sua capacidade de gestão e o aumento da competitividade, modernização e capacidade de inovação das respectivas empresas.

Ler mais

Casos de Sucesso POPH na RTP2 e na TSF

/imgs/NewsletterPOPH/04_Junho_2010/RTP2_Iniciativa_2.jpgO POPH continua em antena através da sua participação no Programa INICIATIVA da RTP2 e na rubrica “Objectivo 2013” da TSF. Por estas vias são divulgadas histórias promissoras associadas a projectos co-financiados.

O Programa INICIATIVA é transmitido às 5ªs feiras na RTP2 cerca das 19h, repetindo-se posteriormente na RTP internacional, na RTP África, na RTP Açores e na RTPN.

O Programa “Objectivo 2013” conta com duas emissões diárias de 3 minutos, de 2ª a 6ª feira, entre as 12h30m e as 13h30m, e com a emissão do compacto semanal ao sábado, depois das 14h. Esta rubrica é um espaço de informação que divulga oportunidades de financiamento do QREN e dá a conhecer projectos apoiados pelos Fundos Estruturais.

Ler mais
BREVES
 

POPH na Região Autónoma da Madeira

/imgs/NewsletterPOPH/04_Junho_2010/2CAP2010.jpgA Comissão de Acompanhamento Permanente do POPH, composta pela Autoridade de Gestão e pelos Parceiros Sociais, efectuou uma reunião de trabalho na cidade do Funchal.

A deslocação integrou a visita a projectos apoiados pelo FSE, através do Programa Rumos, na Ribeira Brava, uma das zonas mais atingidas pela intempérie de 20 de Fevereiro.

No âmbito da visita foram estabelecidos contactos com autoridades locais e agentes educativos a quem foi transmitida a nossa solidariedade.

 

POPH comemora o dia da Europa em Matosinhos

/imgs/NewsletterPOPH/04_Junho_2010/Dia_da_Europa.jpgO POPH participou nas celebrações do Dia da Europa que tiveram lugar no Jardim Basílio Teles, em Matosinhos, entre os dias 7 e 9 de Maio.

Esta iniciativa, enquadrada no Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social, tem como mote “Venha descobrir o que a Europa Social faz por si” e pretende informar os cidadãos sobre os seus direitos laborais, a inclusão e igualdade de oportunidades, a mobilidade profissional, a formação e adaptabilidade. O POPH esteve presente através de um balcão de informações.

Promovido pela Comissão Europeia em parceria com a Câmara Municipal de Matosinhos e a Coordenação do Ano Europeu em Portugal, este evento foi marcado pela inspiração circense através do qual diversos organismos e programas europeus apresentam as suas acções ao nível educativo e social.

 

POPH nas principais feiras de qualificação

/imgs/NewsletterPOPH/04_Junho_2010/Futuralia2010.jpgO POPH marcou presença, com stand expositor próprio, na Qualifica – Feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego e na FUTURÁLIA – Salão de Oferta Educativa, Formação e Emprego, respectivamente.

Ambos os eventos contaram com a participação de mais de 40.000 visitantes.

 

Comissão Directiva visita projectos na área dos imigrantes

/imgs/NewsletterPOPH/04_Junho_2010/ACIDI.jpgNo dia 13 de Julho a Comissão Directiva visita projectos na área da integração social e profissional de imigrantes na região da Grande Lisboa.

A visita é organizada pelo ACIDI – Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural, sendo acompanhada pela Senhora Alta Comissária, Dr.ª Rosário Farmhouse.

 


     


Se pretender anular esta subscrição clique aqui
© COPYRIGHT 2008 WWW.POPH.QREN.PT | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS