NEWSLETTER | 07
Julho 2012


www.poph.qren.pt

EDITORIAL

POPH abrange mais de 3 milhões de pessoas

/imgs/NewsletterPOPH/07_Julho_2012/Gestor_DomingosLopes.jpgA pouco mais de meio do seu ciclo de vida, o Programa Operacional Potencial Humano (POPH) apresenta níveis de execução que nos permitem fazer um balanço muito positivo quanto aos impactos já produzidos na sociedade portuguesa. Com 25.682 candidaturas aprovadas nas áreas da qualificação, emprego e desenvolvimento social, o programa aprovou projetos que abrangeram mais de 3 milhões de participantes.

Para que estes resultados tenham sido atingidos, o investimento realizado no âmbito das áreas de intervenção do maior programa do atual período de programação alcançou uma taxa de execução de 56,34%, correspondente a 5,113 mil milhões de euros de despesa já executada e a uma taxa de compromisso de 73,46%, o equivalente a cerca de 6,7 mil milhões de euros já comprometidos.

Ler mais
INFO

POPH atinge uma taxa de compromisso de 73,46%

/imgs/NewsletterPOPH/07_Julho_2012/FormacaoPostoTrabalho.jpgA 31 de Maio de 2012 89,80 % da dotação FSE atribuída ao POPH estava já comprometida, tendo sido aprovadas 58.641 candidaturas que envolveram um investimento total de 8,441 mil milhões de euros, a que corresponde uma despesa pública da ordem dos 8,148 mil milhões de euros.

Do total de candidaturas submetidas regista-se um nível de aprovação bruta de 43,8%, indicador que revela o elevado grau de seletividade e rigor na análise dos projetos candidatos. Assim, dos 18.724 projetos indeferidos, 45,1% deve-se à sua inadequada qualidade técnica.

Ler mais

POPH apresentou Resultados

/imgs/NewsletterPOPH/07_Julho_2012/CA_POPH.jpgNo passado dia 25 de Junho reuniu, em Lisboa, no Hotel Ópera Vila Galé, a Comissão de Acompanhamento do POPH que debateu e aprovou o Relatório de Execução 2011 do Programa, evento que teve assinalável reflexo mediático.

A reunião contou com a presença do Senhor Secretário de Estado do Emprego, Dr. Pedro Silva Martins, do Senhor Secretário de Estado da Solidariedade e da Segurança Social, Dr. Marco António Costa, e de cerca de 80 participantes que representaram os diferentes parceiros institucionais do Programa.

Ler mais

POPH apoia Impulso Jovem

/imgs/NewsletterPOPH/07_Julho_2012/ImpulsoJovem.jpgO POPH apoia a implementação do Programa “Impulso Jovem” através de um investimento de 144 milhões de euros por via do seu Eixo Prioritário 5 – Apoio ao Empreendedorismo e à Transição para a Vida Ativa. Esta iniciativa tem como objetivo combater os atuais níveis de desemprego jovem e abranger 56.159 destinatários na vertente FSE.

O combate ao desemprego jovem será levado a cabo através da promoção de estágios profissionais, do apoio à contratação, à formação profissional e ao empreendedorismo, e do apoio ao investimento direcionado para as empresas.

Ler mais

Impactos do POPH na sociedade Portuguesa são presença mediática

/imgs/NewsletterPOPH/07_Julho_2012/JN_DN_28Jun2012.jpgOs resultados do POPH conseguidos até à data foram motivo de destaque em vários órgãos de comunicação social.

Consulte aqui algumas das notícias divulgadas:

- POPH no Suplemento Formação Profissional do JN/ DN;

- POPH no Diário Económico;

- POPH em destaque na SIC e na SIC Noticias;

- POPH no jornal Vida Económica;

- POPH no Diário de Coimbra;

- POPH na revista Pessoal.

Estudos de Avaliação concluídos

/imgs/NewsletterPOPH/07_Julho_2012/CartazPOPH.jpgNo âmbito do Plano de Avaliação previsto realizar no período 2007 – 2013, foram concluídos o estudo de avaliação das politicas ativas de emprego e o estudo de avaliação do impacto das ações de comunicação 2007-2013.

O primeiro estudo teve como objetivo avaliar a aplicação de medidas de promoção da empregabilidade dos desempregados em Portugal no período que decorre entre os anos 2000 e 2011. O segundo teve como objetivo a produção de conclusões e recomendações no âmbito das atividades de comunicação a serem desenvolvidas pelo POPH até ao final do atual período de programação.

 

 

 

POPH aprovou concursos para a Formação de Adultos

/imgs/NewsletterPOPH/07_Julho_2012/FormacaoAdultos.jpgO POPH aprovou concursos para o financiamento de cursos de educação e formação de adultos (EFA) e de formações modulares certificadas (FMC). Com 1.990 candidaturas já aprovadas, prevê-se abranger 1 milhão e 172 mil adultos, a que corresponde um investimento de 406 milhões de euros.

Consulte aqui a nota à imprensa.

BREVES
 

POPH recebeu delegação polaca

/imgs/NewsletterPOPH/07_Julho_2012/VisitaDelegacaoPolaca.jpgO Programa recebeu uma delegação polaca que se deslocou a Portugal numa visita de estudo sobre o financiamento de projetos no âmbito do Fundo Social Europeu.

 

SEE visitou as instalações do POPH

/imgs/NewsletterPOPH/07_Julho_2012/Visita_SEE.jpgO Senhor Secretário de Estado do Emprego, Dr. Pedro Silva Martins, visitou os serviços centrais do POPH com o propósito de reunir com a Comissão Diretiva deste Programa.

 

POPH comemora o Dia da Europa com Casos de Sucesso

/imgs/NewsletterPOPH/07_Julho_2012/Dia_da_Europa.jpgO POPH participou nas celebrações do Dia da Europa que tiveram lugar no pátio da Galé em Lisboa, no passado dia 9 de Maio, divulgando o seu papel enquanto instrumento de apoio financeiro na promoção da recuperação económica e na promoção do empreendedorismo em Portugal.

A presença do Programa no evento foi marcada pela divulgação das histórias de sucesso de dois empresários que foram beneficiários dos apoios do POPH, pela presença do Gestor em workshops cujo tema versou sobre a preparação de parcerias e de recursos humanos e pela disponibilização de um balcão de informações.

Ler mais

 

POPH nas principais feiras de qualificação

/imgs/NewsletterPOPH/07_Julho_2012/Futuralia.jpgO POPH marcou presença, com stand expositor próprio, na Qualifica – Feira de Educação, Formação e Emprego, e na Futurália – Salão de Oferta Educativa, Formação e Empregabilidade, respetivamente.

Cada um dos eventos contou com a participação de cerca de 50.000 visitantes.

 


     


Se pretender anular esta subscrição clique aqui
© COPYRIGHT 2008 WWW.POPH.QREN.PT | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS